A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou na última quinta-feira (17), às 10h, a apresentação dos Painéis Estratégicos da Gestão Universitária Orientada por Evidências, um evento que marcou um importante passo na busca por maior transparência, eficiência e efetividade na gestão da instituição. O encontro contou com a participação de representantes de órgãos de controle como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria-Geral da União (CGU), além de membros da alta administração da UFPB.
Estiveram presentes auditores do TCU, Leandro de Brum, André Kirchheim e Ana Caroline, e da CGU, Rodrigo Paiva. Pela UFPB, participaram a reitora Terezinha Dantas, a chefe de gabinete Maria José de Figueiredo, o pró-reitor de Planejamento Anielson Barbosa, os coordenadores de Informação Aléssio Almeida, de Orçamento Fernando Antônio, e de Planejamento José Mancinelli, além da Auditoria Interna e a secretaria geral das Assessorias.
A reitora Terezinha Domiciano e o professor Anielson Barbosa iniciaram o evento com uma apresentação abrangente sobre dados gerais da comunidade acadêmica da UFPB, abordando a missão, visão e valores da universidade. Eles destacaram como a orientação por evidências está no cerne da mudança de paradigma da gestão, promovendo maior transparência, eficiência e efetividade nas decisões. O professor Anielson, especificamente, apresentou também a missão, visão e valores da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), reforçando o compromisso com a gestão baseada em dados.
Na sequência, o professor Aléssio Almeida, coordenador de informação (Codeinfo), detalhou o nível de maturidade de dados da instituição, os desafios e as oportunidades do conceito “UFPB data-driven”. Ele apresentou os principais projetos e painéis desenvolvidos nos últimos oito meses pela equipe da Codeinfo, evidenciando o impacto dessas ferramentas na gestão universitária.
Entre os painéis de destaque apresentados, foram mencionados:
O professor Aléssio também adiantou os próximos painéis em desenvolvimento, que incluem o Painel de Monitoramento da Assistência Estudantil e o Painel de Parcerias e Convênios, reforçando o contínuo investimento da UFPB em uma gestão cada vez mais embasada em dados.
A iniciativa reflete o compromisso da UFPB em modernizar seus processos de gestão, alinhando-se às melhores práticas e promovendo um ambiente de maior accountability e resultados para toda a comunidade acadêmica.