Convênio com Fundação de Apoio

Procedimento para celebração de Convênio com Fundação de Apoio

Abertura do Processo na UFPB

  • ABERTURA DE PROCESSO PELA DOCENTE INTERESSADO: O Docente interessado deverá cadastrar processo eletrônico no sistema SIPAC, encaminhado à Coordenação de Convênios (CODECON), contendo o memorando eletrônico, assim como os documentos necessários a devida formalização do instrumento jurídico, conforme citado abaixo.
  • ABERTURA DE PROCESSO PELA FUNDAÇÃO DE APOIO À UFPB: O interessado juntará os documentos, citados abaixo, e entregará no Protocolo Geral da UFPB (localizado no prédio da Reitoria), onde será gerado um número, que deverá ficar de posse do interessado, para o devido acompanhamento na página www.ufpb.br ou https://sipac.ufpb.br/public/jsp/portal.jsf;

OBS: Em se tratando de ADITIVO A CONVÊNIO já firmado, necessário o Docente cadastrar processo eletrônico no sistema SIPAC, anexando o memorando eletrônico, assim como os demais documentes pertinente, conforme citado abaixo.

Documentos para Formalização do Processo de Celebração

 

ITEMDESCRIÇÃOÉ PROJETO DE INOVAÇÃO?ENTIDADE / SETOR / DOCENTE (Responsável pela Informação)
SIMNÃO
01Ofício/Carta emitida pela Fundação de Apoio, solicitando a celebração do instrumento jurídico proposto ao(à) Magnífico(a) Reitor(a), contendo declaração  de análise técnica da planilha orçamentária com cronograma de desembolso e de cumprimento ao Decreto n. 8.241/2014. Modelo IFUNDAÇÃO DE APOIO
01.aApresentar anexo ao ofício, acima citado, os seguintes documentos:
– Documentos de habilitação jurídica e fiscal da fundação (conforme Lei n. 8.666/93);
– Planilha de Despesas Operacionais e Administrativas da Fundação de Apoio (DOAP). 
02Justificativa da escolha da Fundação de Apoio à UFPB.Modelo AGUCOORDENADOR DO PROJETO ACADÊMICO 
03Cópia do registro do Projeto Acadêmico no Sistema SIGAA, com a devida validação da Pró-Reitoria competente, quando classificados como Pesquisa ou Extensão.
O projeto sendo de Ensino, Desenvolvimento Institucional ou Inovação, deverá ser apensado ao processo, no qual será objeto de análise e aprovação pela Pró-Reitoria/Unidade Competente.
COORDENADOR DO PROJETO ACADÊMICO
04Ofício/Carta da entidade financiadora do projeto acadêmico, manifestando interesse em apoia-lo financeiramente, devendo conter o título do projeto, vigência e o valor do financiamento;Modelo II
05Declaração do Coordenador do Projeto, no qual consta a confirmação que o projeto acadêmico contem a equipe de trabalho, informando a periodicidade, duração e carga horária semanal das bolsas propostas; Modelo III
04Edital de Seleção para concessão de bolsas, abrangendo seus resultados e valores, de forma a atender ao princípio da publicidade, caso já tenham sido selecionados os bolsistas.COORDENADOR DO PROJETO ACADÊMICO
04.aDeclaração justificando a não realização da seleção dos bolsistas no momento da celebração do instrumento jurídico.  Modelo IV
04.bFormulário informando os critérios de seleção para membros no projeto, demonstrando ampla divulgação e igualdade de oportunidades aos que atendam aos requisitos necessários para atuação no Projeto.Modelo V
05Nota/parecer técnico da área competente que apresente o mérito administrativo,
A aprovação do referido Parecer Técnico deve ser do orgão(s) colegiado(s) competente(s), conforme item abaixo:
Modelo AGUModelo VICOORDENADOR DO PROJETO ACADÊMICO 
05.aCertidão de aprovação pelo Colegiado Departamental competente o qual o projeto acadêmico está vinculado (admite-se aprovação ad referendum, assinada pelo Chefe do Departamento, conforme art. 3 da Resolução 35/2013);Modelo AGUModelo VIICOLEGIADO DEPARTAMENTAL 
06Plano de TrabalhoModelo VIIICOORDENADOR DO PROJETO ACADÊMICO 
07Projeto Básico, no caso de obras, instalações ou serviços de engenharia.COORDENADOR DO PROJETO ACADÊMICO 
08Minuta do instrumento contratual específico a ser celebrado entre a UFPB, a Fundação de apoio e o Partícipe (entidade pública/privada financiadora do projeto).UFPB/ENTIDADE FINANCIADORA 
09Declaração emitida pelos Docentes e/ou Técnico-Administrativos para participação no projeto com recebimento de bolsas, com a autorização do chefe imediato. Modelo IX DOCENTE E/OU TÉCNICO-ADMINISTRATIVO PARTICIPANTE DO PROJETO ACADÊMICO 
10Declaração emitida pelos Docentes e/ou Técnico-Administrativos para participação no projeto sem recebimento de bolsas, com a autorização do chefe imediato.Modelo X
11Declaração emitida pelos Docentes e/ou Técnico-Administrativos de limitação de remuneração ao teto constitucionalModelo AGU
12Declaração emitida pelos Docentes e/ou Técnico-Administrativos de ausência de conflito de interessesModelo AGU

Documentos: parceiro com natureza jurídica privada (SE HOUVER)
13Documento social (ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor).
14Cópia dos documentos do responsável legal pelo parceiro privado (pessoa que irá assinar o acordo), consistentes em: RG, CPF e comprovante de residência; e Ata de nomeação/procuração, termo de posse ou documento que demonstre a legitimidade para assinar o acordo em nome do parceiro privado.
15Comprovante de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ.

Documentos: parceiro com natureza jurídica publica (SE HOUVER)
16Identificação da autoridade competente para celebração do acordo de parceria, com a juntada aos autos dos seguintes documentos: RG; Publicação da nomeação da autoridade para o cargo de direção ou função de confiança; e Delegação de competência para a celebração do instrumento (caso não se trate da autoridade máxima institucional).
17Quando houver aporte de recurso financeiro do ente publico no projeto de pesquisa: juntar aos autos declaração de disponibilidade orçamentária emitida pelo ordenador da despesa, com a respectiva discriminação detalhada e atestando a adequação com a Lei Orçamentária Anual (LOA) e compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e, quando couber, como Plano Plurianual (PPA) – (Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, art. 16, e Decreto-Lei nº 200, de 25 de fevereiro de 1967, art. 73).

Última atualização: quinta-feira, 18 de setembro de 2025