Com foco em eficiência, transparência e inovação, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) se prepara para implementar a Gestão de Processos. Coordenada pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN), a iniciativa busca fortalecer a governança institucional, otimizar os fluxos de trabalho e aprimorar a capacidade de atendimento às necessidades da sociedade.
A Gestão de Processos no contexto da UFPB envolve o planejamento, a identificação e o monitoramento de um conjunto de recursos e atividades inter-relacionadas, com o objetivo de transformar insumos em produtos ou serviços de valor para a sociedade. Ao otimizar esses processos, a UFPB busca aprimorar a qualidade dos serviços prestados, a eficiência na utilização de recursos e a satisfação de seus usuários internos e externos.
A implementação da Gestão de Processos é uma ação estratégica para a Universidade, pois contribui para alcançar o objetivo 11 do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2024–2028): aprimorar práticas administrativas baseadas nos princípios da boa governança e da gestão pública, além de auxiliar a UFPB a se tornar referência nacional em gestão pública, conforme estabelecido em sua visão institucional.
O Programa de Gestão de Processos é uma ação estratégica foi desenvolvido a partir de princípios do BPMN (Business Process Model and Notation), que subsidiará a modelagem e os fluxos de atividades envolvendo os processos. O programa, no âmbito da UFPB, será coordenado pela PROPLAN, mas implementado de forma descentralizada, a partir da formação de analistas de processos.
A UFPB já conta com uma metodologia aprovada pelo COMGOV (Comissão de Governança) para a implantação do Programa de Gestão de Processos. Desenvolvida por um Grupo de Trabalho coordenado pela PROPLAN, a metodologia estabelece diretrizes e instrumentos para o mapeamento, análise e modelagem dos processos na Universidade.
A metodologia prevê a capacitação de servidores para atuarem como analistas de processos, além da utilização de uma plataforma tecnológica para o gerenciamento (BookStack).
Para garantir a efetiva implementação da Gestão de Processos, a PROPLAN instituirá o NUGEP como uma unidade de apoio estratégico, responsável por auxiliar as unidades na modelagem, análise e otimização de seus processos, além de disseminar melhores práticas e fomentar uma cultura de melhoria contínua em toda a instituição.
Compete ao NUGEP:
A implementação do Programa de Gestão de Processos na UFPB envolve a estruturação de etapas relacionadas à metodologia, formação, modelagem, plataforma tecnológica e controle, que estão representadas na figura a seguir.
Figura 1 – Etapas da Implementação do Programa de Gestão de Processos

O Curso Gestão de Processos na UFPB, coordenado pela DECP/PROGEP, terá carga horária de 40 horas e metodologia teórico-prática, com o objetivo de capacitar servidores técnico-administrativos e docentes para modelar, analisar, implementar, monitorar e melhorar os processos organizacionais, promovendo maior eficiência e alinhamento estratégico dentro da UFPB.
Para mais informações sobre a metodologia de implantação da Gestão de Processos na UFPB, acesse este link.
Última atualização: terça-feira, 28 de outubro de 2025